loading

Cálculos Urinários

A prevalência de cálculos urinários varia de 1 a 20% na população, sendo que a incidência varia de acordo com fatores geográficos, climáticos, étnicos, genéticos e dietéticos. Podem ser causados por infecções, alterações genéticas, induzidos por uso de algumas medicações e fatores ambientais. Cerca de 50% dos pacientes com cálculos terão recorrência.

O diagnóstico pode ser ocasional, decorrente de exames de imagem realizados por outro motivo (ultrassonografia ou tomografia computadorizada) ou o paciente pode descobrir que tem cálculo durante um episódio de cólica renal (dor lombar de forte intensidade, súbita, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos) , a qual geralmente o leva a procurar uma emergência.

Tratamentos

O tratamento varia de acordo com o tipo, o tamanho e a localização do cálculo. Durante um episódio de cólica renal, é possível que o paciente possa expelir o cálculo espontaneamente ou , pode necessitar de procedimento de urgência para a retirada do cálculo e desobstrução do sistema coletor do rim devido a dor intratável, infecção ou perda de função renal associada à obstrução.

Atualmente, a maioria dos procedimentos para tratamento dos cálculos urinários são endoscópicos, minimamente invasivos, com alta taxa de resolução.